O cenário atual tem trazido diversos desafios para o mundo empresarial. As empresas, dia após dia, enfrentam instabilidades mercadológicas, declínio nas suas atividades, diminuição nas vendas, incertezas econômicas e políticas, recuo do PIB, desvalorização da moeda, entre outras variáveis incontroláveis. Ou seja, a grande maioria dos mercados está pressionado em maior ou menor grau, seja na indústria, comércio ou varejo.

É evidente, em tempos de “calmaria” as empresas precisam e perseguem incansavelmente a minimização de custos e a maximização dos seus resultados. Existe a busca por processos de gestão mais eficazes em todas as áreas. Diante do contexto atual, essa condição fica vez mais evidenciada e necessária, uma vez que as margens ficam cada mais enxutas e a competitividade aumenta.

Gestão eficiente da energia elétrica reflete na competitividade das empresas

Como sabemos, a energia elétrica é um insumo de grande importância para os mais diversos setores da economia, como por exemplo: indústria, comércio e varejo. A gestão eficiente e a racionalização desse item, a cada dia que passa, vem ganhando posição de destaque e é de extrema importância em toda a cadeia produtiva. Tal insumo, inclusive, refletirá diretamente na competividade das empresas.

O mercado livre de energia é uma realidade. Aparece nesse contexto como um grande aliado das organizações e uma excelente oportunidade de redução de custos, além de outros benefícios.

As empresas que estiverem sendo preparadas desde já e aproveitarem essas oportunidades e benefícios, certamente vão estar em uma condição muito melhor e vão ser mais competitivas num futuro breve e assim permanecer.

Outros benefícios do mercado livre de energia

Historicamente os consumidores de energia que estão no mercado livre, por exemplo, tiveram condições mais favoráveis do que os consumidores que estão no mercado cativo.

Empresas que optarem pelo Ambiente de Contratação Livre vão ter, além do benefício da redução de custos, a liberdade de negociar livremente os seus contratos de energia diretamente com diversos fornecedores, previsibilidade orçamentária e poderão alocar a energia contratada entre as suas unidades consumidoras, caso possua mais de uma unidade. Vale destacar também, que o consumidor livre não terá a aplicação de bandeiras tarifárias.

Uma peça-chave e fundamental para que as empresas tenham sucesso e potencializem os seus ganhos e os seus resultados no ACL (Ambiente de Contratação Livre), é o gestor de energia. Ou seja, a empresa gestora que irá conduzir todos os processos pertinentes de gestão e as respectivas estratégias no Ambiente de Contratação Livre.

Entendemos que o perfil de gestão mais adequado para os clientes que desejam migrar para o ACL ou para os clientes que já se encontram no ACL, é aquele em que o gestor de energia explore as todas as possibilidades de negócios existentes do mercado livre, maximizando os resultados dos seus clientes,  atuando de maneira  proativa, antecipando e aproveitando oportunidades conjunturais, estruturando e executando operações de acordo com o perfil de cada cliente, sejam elas de longo prazo e até mesmo operações pontuais no mês a mês e tudo isso liderado por um executivo de contas dedicado e exclusivo, amparado por uma área de inteligência e uma área regulatória.

O passo “além do economizar”

Gostaria de aproveitar as oportunidade e os benefícios que o mercado livre oferece e ir além do economizar com a gestão proativa da Ecom Energia?

O time da Ecom Energia conta com um time de especialistas que fazem dela referência no setor. Temos como premissa a entrega de resultados expoentes para os nossos clientes. A diferença está na nossa energia! Fale com nossos especialistas!