PLD Horário em Operação Sombra

Desde o dia 16 de abril, a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE passou a calcular o Preço de Liquidação das Diferenças – PLD com granularidade horária em operação sombra. A divulgação em paralelo busca apresentar ao mercado a mudança da metodologia. Atualmente são divulgados os valores toda sexta-feira, para a semana à frente, dividida em 3 patamares de carga: leve, média e pesada. Contudo, a partir de janeiro de 2019, a divulgação será diária e com os valores correspondentes a cada hora do dia posterior, conforme previsão da Comissão Permanente de Análise de Metodologias e Programas Computacionais do Setor Elétrico – CPAMP. A CCEE espera uma série de benefícios com a alteração, dentre eles:

• Que ocorra uma aproximação do custo de geração com o PLD, reduzindo a cobrança de encargos dos consumidores;

• Que permita uma precificação correta de  cada fonte, reconhecendo suas contribuições nos principais momentos de grande demanda do sistema;

• A possibilidade de criação de novos produtos que atendam ao perfil de geração e consumo presentes no mercado, tornando-o, portanto, mais versátil e ágil;

• Garantir uma expansão da matriz aderente ao mercado consumidor, com a possibilidade de armazenamento de energia, implantação de usinas de partida rápida, usinas hidráulicas reversíveis, além de viabilizar o programa de reposta da demanda com uma sinalização de custo mais adequada.

Para a implantação do Preço Horário em 2019, a metodologia que está rodando em operação sombra deverá ser aprovada até meados de 2018, bem como, um grupo de novas regulamentações, que serão adequadas à nova forma de definição do preço.