Oportunidades do Mercado Livre para empresas com múltiplas unidades

Dia 30/03/2017, no artigo publicado “Como o Mercado Livre de Energia pode Aumentar a Competitividade da Sua Empresa”, foram explanados os principais benefícios da migração para o Ambiente de Contratação Livre e que podem aumentar a competitividade da sua empresa.

Nos últimos vinte e quatro meses, diversas empresas que possuem mais de uma unidade consumidora e atuam, principalmente, nos ramos de serviços e varejo, procuraram a Ecom com o interesse em usufruir dos benefícios do Mercado Livre de Energia.

Como já é de conhecimento tácito entre os agentes do setor, a partir de uma estratégia conservadora e com uma equipe de gestão qualificada, a migração para o Ambiente de Contratação Livre trará resultados extremamente expressivos.

Agora, quais oportunidades uma empresa com múltiplas unidades consumidoras tem acessando o Ambiente de Contratação Livre?

A primeira, e uma das mais importantes, é a possibilidade de alocação de energia. Ou seja, é possível adquirir um contrato de longo prazo no Ambiente de Contratação Livre que contemple todas as unidades consumidoras do cliente, o que possibilita, inclusive, a distribuição do volume de energia contratada, atendendo ao comportamento de consumo diferenciado entre as unidades. Por exemplo, em determinado mês, uma unidade consumidora específica do cliente tem o histórico de consumir mais energia. Como o contrato atende às diversas unidades, esse consumo superior poderá ser compensado nas demais unidades da empresa, de modo que o cliente não terá a necessidade de ir ao mercado comprar mais um contrato de energia. Ou seja, ter um contrato que chamamos de “Guarda-Chuva”, para empresas multipontos, aumenta a segurança do cliente no caso de consumo fora do previsto.

Outra oportunidade importante para clientes com múltiplas unidades é quando as unidades consumidoras estão em submercados distintos e é possível fazer a transferência de energia de unidades consumidoras entre diferentes submercados, e dessa forma, aproveitar oportunidades conjunturais de preços diferentes no mercado de curto prazo. Como o mercado de energia no Brasil está dividido em 4 (quatro) submercados, Sudeste/Centro-Oeste, Sul, Nordeste e Norte, eventualmente o PLD (Preço da Liquidação das Diferenças), preço do mercado de curto prazo, pode ter diferença de valor. Quando essa oportunidade ocorre, clientes multipontos podem alocar energia comprada em submercados mais baratos em unidades consumidoras que estão em submercados mais caros e, assim, ter um resultado financeiro somente com as diferenças entre os respectivos PLDs.

Além dos dois pontos acima apresentados, uma terceira, e não menos importante oportunidade para clientes multipontos, é estar sempre atento à possibilidade de realizar o SWAP de Energia, tema este elucubrado no texto, também publicado em nosso blog,  “Incentivada 50% ou Incentivada 100%”, dia 08/02/2018, no qual o consumidor, junto ao seu gestor de energia, buscará oportunidades nos reajustes tarifários das respectivas distribuidoras, nas parcelas TUSD, em comparação com o prêmio do SWAP de Energia pretendido nos respectivos submercados em que as unidades consumidoras estão.

Portanto, cobre de seu gestor a identificação dessas oportunidades e esteja sempre atento, pois além das diversas vantagens que o Ambiente de Contratação Livre oferece, oportunidades pontuais também ocorrem e ter uma equipe de gestão ativa lhe auxiliará a identificar essas oportunidades e, mais importante, monetizá-las.