O que esperar do mercado de geração em 2019

O mercado de energia em 2018 foi bem volátil e atípico, porém com muitas oportunidades para os players, geradores de energia que souberam aproveitar essas oportunidades. Quer saber o que esperar e como se preparar para o mercado de geração em 2019? Confira nossas dicas até o final.

Quais fatores mais influenciaram o mercado de geração

Antes de falarmos sobre as diretrizes de 2019 é preciso fazer um panorama do mercado em 2018 com principais indicativos que impactaram os agentes, para então se  preparar para os cenários estimados de 2019. Alguns dos fatores mais importantes, e que podem mudar o driver para as tomadas de decisão  foram:

  • Mudanças Regulatórias em trâmite;
  • Projeção de crescimento – PIB e Carga;
  • Previsão de Chuvas para o período;
  • Incertezas quanto o Cenário Político (Equipe Técnica-Econômica);

 

O ano de 2018 foi um ano extremamente positivo para os grupos de geradores de energia que souberam se estruturar, anteciparam as estratégias de mercado para proteção e eventual venda contratual de longo prazo. O ano de 2018 apresenta até o momento um resultado expressivo, com média de PLD – SE/CO – R$ 270,00 se comparado com o ano de 2019 – R$ 130,00, apesar de todo cenário político e regulatório desfavorável para os geradores hídricos que sofreram forte impacto com o temido GSF.

Para as demais fontes o cenário foi extremamente favorável, apresentando resultados positivos se comparado com anos anteriores, o qual o mercado vivenciou incertezas quanto à manutenção das estratégias governamentais e a paralisação quanto às perspectivas de crescimento do mercado consumidor.

O que esperar para 2019 no mercado de geração

Para uma visão geral melhor, trouxemos uma análise do PLD realizado 2018 versus projeto 2019 (dados CCEE), inclusive com informações do GSF realizado versus projetado. Em síntese, demonstra que para o ano de 2019 o cenário não apresenta histórico favorável no quesito PLD.

Para todo grupo gerador de energia a maior incerteza de mercado gira em torno de PLD (Preço de Liquidação das Diferenças),  para geradores hídricos, mais especificamente, as incertezas do GSF (Generation Scaling Factor), fator que inclusive foi tema discutido na Plenária do Senado, o relatório do PLS 209 de 2015, e segue para análise na Câmara dos Deputados, a qual se não sofrer modificação, segue para sanção presidencial. Visto o cenário projetado para 2019 podemos esperar um período com muitas incertezas, e para navegar esse momento com mais tranquilidade os agentes devem se preparar de forma antecipada.

A estratégia é particular de cada empreendimento e/ou Grupo Econômico, pois perfaz em diversos fatores que são individuais de cada agente, tais como política de risco, questões financeiras, obrigações de mercado e etc.

Você já desenhou sua estratégia para 2019?

Aproveite essa oportunidade para alinhar com seu gestor, para juntos construírem a melhor estratégia.

A Ecom Energia dispõe de profissionais altamente qualificados e área de risco e inteligência de mercado em constante monitoramento das ações do mercado, buscando promover a disseminação das informações aos clientes para a melhor tomada de decisão.

Para entrar em contato e receber a orientação de um de nossos profissionais, basta clicar aqui para enviar uma mensagem.

Conte com a Equipe de Gestão de Geração e Vamos com Tudo!