Existe um momento certo para comprar energia no Ambiente de Contratação Livre?

Não restam dúvidas que o Ambiente de Contratação Livre (ACL), ou Mercado Livre de Energia, proporciona benefícios financeiros e técnicos para os consumidores e que, com uma estratégia de contratação de energia conservadora, a migração para o ACL também traz benefícios extremamente expressivos.

Uma das principais perguntas que nossos consumidores fazem para nosso time de especialistas é: “Existe um momento certo para comprar energia no Ambiente de Contratação Livre?”.

Normalmente, as primeiras análises realizadas antes da compra de energia são sobre as condições técnicas e hidrológicas do sistema, contemplando: os níveis de armazenamento dos reservatórios, previsão meteorológica, anomalias de precipitações, indicativo climático de El-Niño e La Niña, Energia Natural Afluente por sub-mercado, Balanço Operativo de Geração e Carga Realizada versus Carga Projetada no Modelo.

Além disso, muitas vezes, o consumidor ainda necessita passar por diversas aprovações internas para efetuar a compra de energia. Nesse contexto podemos mencionar dois exemplos recorrentes: apresentação para Diretoria e, no caso de empresas multinacionais, temos a necessidade de realizar uma apresentação para diferentes comitês, atividade na qual existe a dificuldade de conciliar as  agendas. No decorrer desse processo, as informações técnicas previamente apresentadas já sofreram alterações e os patamares de preços já foram alterados.

E a decisão de compra, como fica?

Por isso, a resposta para a pergunta: “Existe um momento certo para comprar Energia no Ambiente de Contratação Livre?” demanda uma análise que vai além das informações técnicas de mercado e é de difícil resposta.

Ao longo dos nossos 15 anos de experiência, período em que ajudamos a construir o Mercado Livre de Energia, aprendemos que a resposta para essa pergunta está muito mais em detalhes sobre o próprio consumidor do que em informações mercadológicas.

Será que as perguntas certas não seriam: “Nos patamares de preços que temos atualmente, eu consigo comprar um contrato de energia em condições comerciais mais atrativas do que o contrato que já possuo?” Ou, “Os preços de energia que me foram apresentados se enquadram dentro do Budget/Orçamento de energia que eu tenho de cumprir dentro da companhia?”. Ou até mesmo, “Com os valores de energia negociados no mercado eu já terei o benefício em relação ao ano anterior ou em relação ao Mercado Cativo?”.

Fazer as perguntas acima, antes de realizar a contratação de energia, utilizando todas as informações técnicas disponibilizadas pelo seu gestor, facilitará, em muito, o complexo processo de contratação de energia e as respectivas tomadas de decisão dentro da sua empresa.

Portanto, a resposta para a pergunta “Existe um momento certo para comprar Energia no Ambiente de Contratação Livre?”, pode ser mais simples do que parece. Faça a comparação entre os preços que você tem disponível no momento de compra, com sua necessidade de resultado, orçamento disponível e o preço do contrato em vigor. Se essas condições forem satisfatórias, talvez este seja o momento certo para comprar energia.