De olho na Sazo!

Chegou a época da “Sazo”, apelido para o termo “Sazonalização”.

Normalmente, entre setembro e novembro de cada ano, os fornecedores de energia solicitam ao nosso time de gestão que seja encaminhada a Sazonalização do volume de energia contratado para o próximo ano de consumo.

Em termos práticos, a Sazonalização é um recurso que permite distribuir os volumes de um contrato de compra e venda de energia nos meses do ano seguinte, de acordo com uma previsão de consumo específica, ou seja, prevendo um consumo menor de energia em determinados meses, a ser compensado nos demais. Esta variação pode refletir, inclusive, a ocorrência de eventos esporádicos, como férias coletivas e reduções estratégicas da atividade fabril ou comercial.

Trata-se de uma importante ferramenta que pode ser incluída em um Contrato de Fornecimento de Energia no Mercado Livre, e que pode trazer ainda mais benefícios para a sua empresa neste ambiente de contratação.

Mais do que entender o conceito técnico dessa ferramenta, é importante ter em mente que conhecer o perfil de consumo de energia de uma empresa é ponto fundamental para realizar uma boa estratégia de contratação no Mercado Livre de Energia. Muitos consumidores possuem características de consumo que requerem uma distribuição desigual de energia em determinados períodos do ano. Isto é muito comum em determinados segmentos nos quais o consumo de energia é muito maior no Verão do que no Inverno, por exemplo, em função do uso do ar-condicionado e refrigeração, como hotéis, redes de varejo ou em setores nos quais a própria atividade obedece a ciclos produtivos anuais, como a agricultura e o extrativismo vegetal e animal.

Podemos tomar como exemplo uma unidade industrial de açaí, que no período da safra, tem grande potencial de produção, enquanto que, nos períodos de entressafra, o consumo de energia limita-se a praticamente custos com iluminação e estoque da unidade consumidora. Podemos citar ainda exemplos na indústria de bebidas, que nos meses de alta temperatura, costumam aumentar sua produção; ou até no segmento de soja, que também possui safra definida, bem como tantos outros segmentos de clientes que possuem particularidades nos níveis de consumo no decorrer do ano.

Levando-se em conta essas especificidades de cada negócio, nosso time de especialistas estuda detalhadamente o comportamento de consumo do cliente e modela para o ano de consumo seguinte a Sazonalização. Ou seja, estuda como alocar mensalmente, da forma mais inteligente, a energia contratada ao nosso cliente, de acordo com o contrato bilateral que foi firmado com o fornecedor de energia, respeitando os limites do contrato. Vale destacar que é possível consumir acima ou abaixo da média contratada, desde que o volume total fornecido no período obedeça ao contrato firmado.

Assim como a flexibilidade e a modulação, que já foram tratadas neste blog, a Sazonalização é mais um atributo contratual que serve para repassar o risco da variação mensal de consumo dentro do ano para o fornecedor de energia. Obviamente, para realizar este repasse, existe um preço em R$/MWh a ser pago pelo consumidor. O nosso time de especialistas avalia, em cada vírgula, o quanto este atributo é necessário ao contrato.

Você, consumidor do Mercado Livre, já iniciou o planejamento visando a Sazonalização do seu consumo de energia para o ano de 2019? A equipe de Gestão da Ecom Energia trabalha em completa sintonia com os seus clientes para auxiliá-los nesta questão. Nosso time está preparado para realizar as alocações de energia visando sempre, além de proteger o consumo do cliente, aproveitar oportunidades conjunturais de mercado.

Sempre vamos além na gestão de energia!

Equipe comercial Ecom Energia