Atenção aos detalhes faz a diferença na adesão e modelagem na CCEE

mercado livre de energia

A Ecom Energia é uma das principais e mais atuantes gestoras de energia do mercado brasileiro. Atualmente representamos 300 agentes, com mais de 600 pontos de consumo, e assessoramos nossos clientes em todas as necessidades e demandas relacionadas ao mercado livre de energia: desde a migração, estudo de viabilidade, contratação de energia atrelado às oportunidades de mercado, acompanhamento do consumo, fechamento de lastro, controle de média móvel, penalidades e sazonalização, até auditoria de notas fiscais, operações estruturadas visando agregar maior resultado, relatórios de performance técnica, orçamento anual e validações no sistema da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).

Desde a sua criação, a CCEE é uma instituição de fundamental importância para a evolução do mercado livre de energia. É ela a responsável pela contabilização e liquidação de todas as operações realizadas nesse ambiente, operações que demandam conhecimento altamente qualificado. Nesse contexto, a Ecom faz a gestão de todas as obrigações e responsabilidades de nossos clientes junto à instituição, por meio de profissionais altamente capacitados quanto aos processos e detalhes dessas operações, auxiliando sua empresa a obter sempre os melhores resultados.

Um dos principais diferenciais do time de especialistas da Ecom é nossa atuação próxima aos clientes, entendo suas necessidades, particularidades de cada negócio e auxiliando em todas as etapas relacionadas ao processo de adesão e modelagem na CCEE, a primeira etapa que uma empresa vivencia ao ingressar no mercado livre de energia. Oferecemos apoio em todos os processos, contribuindo efetivamente para a viabilização do projeto dentro do prazo estipulado.

Podemos apresentar como exemplo uma situação em que uma empresa tenha interesse em migrar para o mercado livre, mas não atenda a um dos principais requisitos (demanda mínima de 500kW). Caso o consumidor não tenha essa demanda contratada, a equipe da Ecom Energia pode auxiliar na identificação de estratégias para aumentar essa demanda, sempre buscando o melhor resultado para o cliente. Como possibilidades, temos a comunhão das cargas, no caso em que a empresa tenha duas ou mais unidades no mesmo submercado, também conhecida como comunhão de direito. Há também a comunhão de fato, na qual duas empresas estão na mesma área contigua, isto é, no mesmo terreno. A equipe de atendimento da Ecom Energia oferece suporte em todos os requisitos necessários para atender às exigências técnicas e regulatórias, desde a abertura de conta corrente, pagamento de emolumentos, adequação física (adequação do Sistema de Medição de Faturamento), até apoio em detalhes relacionados às exigências documentais.

Os processos de adesão e modelagem na CCEE ocorrem em paralelo e o acompanhamento dessas etapas é um fator fundamental para garantir o sucesso na migração de qualquer empresa para o mercado livre de energia. Esse acompanhamento é realizado diariamente, de forma detalhada pela equipe de especialistas da Ecom Energia, que trabalham para assegurar o êxito e a eficiência nas operações dos nossos clientes.

Acompanhe os próximos artigos. Em breve vamos tratar de outros temas importantes na relação com a CCEE.

Quer ir além do economizar? Entre em contato e junte-se a nós!

Maria Rita de Carvalho e Roberto Tcheon – Executivos de Contas