ANP fará audiência pública para discutir preço do gás natural

A coordenação do Fórum do Gás reuniu-se na última sexta-feira, 27 de julho, com o Diretor-Geral da ANP, Décio Oddone, para discutir temas regulatórios relacionados ao setor de gás natural. Participaram do encontro o Superintendente de Infraestrutura e Movimentação, Helio Bisaggio, e o assessor Marco Fidelis. A Abraceel foi representada por Bernardo Sicsú.

O Diretor-Geral da ANP ressaltou que o setor de gás natural atravessa um momento muito interessante, com maior diversidade da oferta, venda de ativos de transporte, renovação dos contratos de compra das distribuidoras e entrada de termelétrica a gás natural na base do sistema. Essa nova realidade traz novas oportunidades e desafios que demandam ajustes no marco regulatório.

Décio Oddone também adiantou que a ANP abrirá, em breve, audiência pública para debater maior transparência na formação de preço do gás natural, GLP e outros derivados do petróleo. De acordo com o diretor da ANP, a falta de conhecimento da sociedade sobre a formação do preço provoca desentendimento, o que acaba por prejudicar o desenvolvimento. Portanto, o diretor destacou que é compromisso do regulador estimular a transparência, visando contribuir para uma maior competição no setor.

Ao final do encontro, a coordenação do Fórum do Gás sugeriu realizar uma reunião técnica com a Superintendência de Infraestrutura e Movimentação. Tanto o Superintendente quanto o assessor sugeriram que a reunião aconteça no final de agosto, com o objetivo de aproveitar os materiais que serão publicados, em breve, pela ANP.