Ainda não comprou energia para 2019? É hora de ir à mercado!

Passado o momento de ansiedade e incerteza com relação ao resultado das eleições, os consumidores que ainda não compraram energia para 2019, têm agora uma boa janela de oportunidade.

Desde o mês de setembro, o aumento das chuvas trouxe uma melhora  significativa na ENA,  Energia Natural Afluente, registro que tem sido muito próximo da média histórica, o que traz uma melhora em relação ao cenário dos meses anteriores, criando um momento oportuno àqueles que precisam comprar energia para o próximo período. Se deseja saber mais a respeito as expectativas para o mercado livre de energia com a entrada do novo governo, não deixe de conferir nossa análise.

Paralelo a isso, no cenário macro do mercado livre de energia, temos uma sobreoferta de energia no sistema, em razão da frustração de demanda (aumento de consumo), ao analisar a previsão considerada pela EPE anos atrás, e que norteou os leilões de energia. Nesse contexto positivo, de oferta acima da demanda, uma situação conjuntural de mais chuvas é uma forçante para a queda de preços.

A combinação desses fatores fez com que os preços de energia caíssem, abrindo uma janela de contratação para 2019.

A conjuntura ainda tem afetado os preços e traz uma certa volatilidade, como observado pela frustração das chuvas previstas na semana passada, contudo é importante que os consumidores estejam prontos para comprar energia nessa “onda” de baixa e, assim, garantir previsibilidade no seu custo com energia para o próximo ano.

Por esses motivos é imprescindível que os consumidores estejam bem assessorados e atentos para a rápida resposta às situações conjunturais. Nesses momentos, a estratégia bem definida pelo gestor de energia pode não só reduzir os custos para o consumidor, como até gerar uma receita adicional.

 

Contate a equipe da Ecom Energia e saiba como podemos ajudá-los.

Contato: +55 (11) 2185-9500 | ecomenergia@ecomenergia.com.br