A autoprodução e suas vantagens

Já ouviu falar em autoprodução? O que é isso? Será que minha empresa se enquadra?

Muitos consumidores nos questionam sobre as vantagens e desvantagens da autoprodução. Entretanto, para se tornar um agente autoprodutor, o consumidor deve possuir instalação própria de geração de energia elétrica para o auto suprimento de eletricidade, podendo ou não estar localizada junto às unidades de consumo.

O que poucos sabem é que esse tipo de atividade existe há muitos anos e, foram os autoprodutores (consumidores eletro-intensivos), os responsáveis pela construção das grandes hidrelétricas no Brasil, principalmente na época em que tivemos um  amplo processo de privatização do setor elétrico.

Porém, somente agora esse tema está de volta à tona e isso se deve, entre alguns fatores, pela busca incessante das empresas por uma economia verde, além da redução dos gases efeito estufa. Tal necessidade fez com que as empresas passassem a analisar a estratégia da geração própria, em especial, por fontes renováveis.

Um dos principais benefícios da autoprodução é o abatimento nosencargos setoriais e o travamento no custo da compra da energia elétrica. O que poucos sabem é que o abatimento dos encargos setoriais independe da localização da usina, pois essa redução ocorrerá para o consumo da unidade com geração no mesmo sítio ou para o consumo com usina em outro submercado. Por exemplo, um consumidor pode estar localizado no submercado Nordeste e possuir uma usina no submercado Sul, que terá abatimento nos encargos setoriais proporcionais à geração. O mesmo ocorrerá para um consumidor que possuir uma usina localizada junto à unidade de consumo. Em alguns casos, esse abatimento pode trazer lucros significantes para a empresa em pouco tempo.

Além dos benefícios citados acima, a garantia de suprimento e a contratação de energia de longo prazo também são vantagens da autoprodução.

Contudo, a autoprodução é uma atividade que requer conhecimento específico quanto às normas técnicas e regulatórias e profissionais qualificados para analisar a estrutura de cada empresa, identificar e sugerir estratégias para alcançar os benefícios apresentados. Não basta contratar uma consultoria que oferece o menor preço, pois não se trata de um simples investimento, mas sim da complexa construção de uma usina ou até mesmo a reestruturação de uma empresa.

A Ecom Energia possui uma área dedicada à Gestão de Energia (Geração e Consumidores) e conta com profissionais que conhecem, com profundidade, as legislações, os benefícios e os riscos da autoprodução.

Para mais informações contate nossos especialistas.